Apoio Cultural:
Visitações:

Horário:

* De terça ao sábado das 7h:30h às 11:30 e das 13:30h às 17:30h.


Ingresso:

Escolas Municipais com sede em Aracati a entrada será franca desde

que a visita seja agendada com a nossa secretaria.

* Demais escolas com alunos (fardados), ingresso valor R$ 1,50.

* Demais visitantes: R$ 3,00.



On-Line:
Desenvolvimento de Websites Acervo

O Instituto do Museu Jaguaribano, fundado em 15 de novembro de 1968, é a entidade mantedora do Museu Jaguaribano e do arquivo do Jaguaribe e tem por finalidades precípuas, a preservação do patrimônio histórico e acervo cultural da Zona Jaguaribana.


O seu acervo está dividido em seções, a saber:


HISTÓRIA

Numismática (estatuto de moedas e medalhas), heráldica (arte e ciência dos brasões), filatelias (selos), sigilografia, indumentária, mobiliária, ourivesaria, objetos de uso pessoal e doméstico, vidros, cristais, louças e porcelanas, viaturas, material de construção: telhas, tijolos, pinhas e balaústres, armário, objetos de suplício usados no período da escravidão, placas comemorativas, bandeiras, bustos (esculturas), retratos (pinturas).




























ARTE SACRA

Arquitetura: documentos detalhados característicos arquiteturais. Esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, relevos, vias sacras, pedestais, oratórios, indumentários, mobiliário: arcas, genuflexórios, etc. Ourivesaria ou alfais: objetos de uso litúrgico. Vidros, cristais e opalinas. Louças porcelanas. Estandartes. Pálios. Bandeiras.


ARTES

Arquitetura: documentos detalhado características arquiteturais. Pintura: retratos, paisagens, cenas, etc. Escultura: bustos, estátuas, etc. Relevos.


ANTROPOLOGIA CULTURAL E ETNOGRAFIA

Folclore: documentos que preservam a cultura popular. Costumes, artesanato. Objetos indígenas: flechas, tacapes, etc.


ARQUEOLOGIA

Material, lítico, pré-histórico ou primitivo: machados de pedras, lança-flechas, etc. Material utilitário, vegetal ou animal. Cerâmica.


PALEONTOLOGIA

Fósseis da fauna e da flora.


CIÊNCIAS, MAQUINARIA E TECNOLOGIA

Teares: você ver na foto acima a primeira máquina de tear que funcionou na fábrica Santa Tereza em 1893, máquinas de coser. Máquinas de escrever. Âncoras. Canhões. Órgãos. E alguns objetos de raro valor como: “A lâmpada do Santíssimo” que pesa 18 kg de prata e cobre que veio de Portugal para a igreja matriz de Aracati no século XVIII e uma das peças mais valiosas do Instituto do Museu Jaguaribano. Ver a lâmpada do Santíssimo logo abaixo.


BIOLOGIA

Ossos de animais, conchas, etc.


ARQUIVO HISTÓRICO

Documentação escrita e oral. Artes Gráficas. Cartografia, cartazes, rótulos comerciais, Literatura de cordel, livros de ata, livros mercantis, livros de escrituras públicas, livros de registros civis e religiosos. Documentação oficial: circulares, editais, etc. Correspondência oficial e privada. Fotografias e slides, filmes, jornais e revistas, gravações de fitas com depoimentos ilustres.


RELIGIOSO

No Museu Jaguaribano estão expostas uma galeria de imagens antigas (veja foto abaixo). São todas do século XVIII que vieram de Portugal. Muitos em estilo Barroco, e outros em madeira policromada banhadas à água de ouro. Alguns têm o seu esplendor de prata.


ARTÍSTICO

Peças de alguns artistas Aracatienses como quadros, pinturas, esculturas, bustos e até peças de uso pessoal como é o caso do pianista Jacques Klein. Na foto ao lado se ver a foto do pianista juntamente com seus óculos, gravata e um pequeno colete. Estes protegidos por uma redoma de vidro. Encontra-se também o berço em que Jacques Klein repousava quando bebê.